PT ES EN +55 (11) 4409-0310

TORRES DE RESFRIAMENTO PROJETADAS SOB MEDIDA

MAIS DE 10 MIL EQUIPAMENTOS EM OPERAÇÃO

TRADIÇÃO EM CONTROLE TÉRMICO DESDE 1984

Assista ao vídeo com áudio
Torres em Fibra VTF 3 a 18

saiba mais
Torres em Fibra VTF 23 a 520

saiba mais
Torres em Fibra VTF 440 a 1370

saiba mais
Torres em Pultrudado VTP 360 a 4280

saiba mais
Torres em Concreto VTC ESPECIAIS

saiba mais
Torres em Fibra VTF 1510 a 4280

saiba mais
Torres para Vinhaça VTV 32 a 216

saiba mais
Preciso de uma torre, e agora?

Para um orçamento de torre de resfriamento, é necessário coletar informações precisas sobre o processo industrial em que ela trabalhará. 

Existem vários fatores que têm de ser analisados como, por exemplo:

·        A vazão operacional (em l/h ou m³/h),

·        As temperaturas de água quente (a que sairá do seu processo), de água fria (a que retornará ao seu processo), e também o TBU (temperatura de bulbo úmido) da região onde ela será instalada,

·        Quais as características da água (se é limpa, bruta, com resíduos, etc.), se é vinhaça, etc.

Por que é tão importante saber todas as características do processo?

Não existe fórmula mágica. As torres precisam ser dimensionadas por programas próprios para isso, com uma engenharia capacitada e com alto conhecimento técnico do produto, pois um enchimento mal escolhido, uma temperatura não considerada ou um componente mal dimensionado, impactarão diretamente no funcionamento da torre, podendo danificar gravemente todo o processo.

Confie em quem entende do assunto!

Entre em contato com os especialistas da Vettor.

Serão coletadas todas as informações necessárias e então será elaborado um orçamento preciso. 

E-mail: comercial@vettor.com.br  |  Telefone: +55 (11) 4409-0310

leia mais+
Reformar ou Recapacitar?

As paradas industriais são um desafio, e nem sempre é possível realizá-las. 

Visando facilitar esse processo, a Vettor possui testes de performance aliados à capacidade técnica de seus profissionais, que por sua vez, auxiliam na rápida identificação de problemas, por meio de diagnósticos precisos e reais sobre as condições dos equipamentos.

Mas como saber se será preciso reformar ou recapacitar?

A reforma se torna necessária quando os componentes estão danificados, seja pela falta de manutenção preventiva ou por alterações nos processos industriais que prejudiquem a troca térmica, tendo em vista que a temperatura de água fria necessária para o processo não está sendo mais atingida.

Já no caso da recapacitação, é feito um estudo que recupera e maximiza as condições de performance originais estabelecidas no projeto, sendo realizadas as alterações necessárias na estrutura da torre para que ela passe a atender a este novo processo.

Seja qual for a sua necessidade, a equipe de técnicos e engenheiros altamente experientes farão uma visita à sua planta, elaborando um estudo especial e conseguindo avaliar qual a melhor forma para lhe atender.

Não deixe seu processo industrial ser prejudicado. Agende uma visita técnica para avaliações e testes!

E-mail: orcamentos@vettor.com.br  |  Telefone: +55 (11) 3284-6937

leia mais+
O que é Torre de Resfriamento?

Você já ouviu falar em Torre de Resfriamento de Água?

As torres de resfriamento são equipamentos utilizados para o arrefecimento de água industrial. 

Na grande maioria dos processos industriais, há a necessidade de resfriar equipamentos e maquinários que geram uma certa quantidade de calor durante a operação.

O conceito básico de operação de uma torre se dá pela introdução de água em sua parte superior, por meio do bocal de entrada, distribuindo ao enchimento de contato por intermédio de bicos ou bocais de distribuição.

Simultaneamente, o ventilador instalado na parte superior ou na lateral da torre, aspira ou insufla o ar para o interior, transportando-o para o enchimento, de modo que ocorre o contato do ar quente com a água fria, promovendo assim a transferência de calor.

Nas torres sem enchimento, o resfriamento se dá diretamente através do contato da água com o ar, de modo que o ar quente sai pela parte superior da torre e a água fria é disponibilizada pelo bocal de saída instalado na bacia de água fria.

O projeto de torre de resfriamento de água exige conhecimento técnico sobre princípios básicos de engenharia, e requer aplicações práticas destes princípios, utilizando materiais e técnicas adequadas para cada necessidade, a fim de obter os melhores resultados desejados. Para isto, os componentes básicos como estrutura, enchimento, sistema de distribuição de água, venezianas, eliminadores de gotas, fechamento, plataformas e cilindro (ou difusor) do ventilador, precisam ser adequadamente projetados para formarem uma unidade integral.

Os processos de fabricação de torres da Vettor são certificados pela ISO 9001, garantindo alta qualidade, e além disso, a empresa é membra do CTI - Cooling Technology Institute, órgão americano que rege normas internacionais para torres de resfriamento de água.

leia mais+
Estaremos na FENASUCRO 2019!

Você sabia que em 2019 a Vettor está comemorando 15 anos de participação na Fenasucro?

A feira ocorrerá entre os dias 20 e 23 de agosto, das 13h às 20h, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho/SP.

A Vettor convida todos os parceiros, fornecedores e amigos para fazer uma visita ao stand, localizado na rua D, em frente ao estacionamento principal, prestigiando mais uma vez a presença cativa da empresa neste importante evento.

E você que ainda não conhece a Vettor, dê uma passada no stand e converse com um dos técnicos disponíveis, conhecendo alguns produtos e tirando todas as suas dúvidas! 

Será um prazer recebê-lo!

leia mais+
Torre para Vinhaça

A vinhaça, também conhecida como vinhoto, tiborna ou restilo, é um resíduo que sobra nos processos das Usinas de Açúcar e Etanol, e de acordo com estudos, já vem sendo utilizada em larga escala para outros fins, como fertilizante natural, diminuindo o uso de fertilizantes químicos e minimizando a salinização e contaminação do lençol freático.

A água liberada com vinhaça chega a até 95ºC, e precisa passar pelo processo de resfriamento nas torres do modelo VTV, que são feitas justamente para esta finalidade, fazendo não só com que os processos industriais das Usinas sejam atendidos, como também beneficiando o meio ambiente.

Cada solicitação de cada cliente é atendida de forma única, com o dimensionamento personalizado de acordo com a necessidade específica, de modo que em alguns casos, são necessárias visitas técnicas para análise da planta do cliente e elaboração das torres, incluindo detalhes especiais para aumentar a durabilidade e garantir a melhor performance e desempenho.

Está procurando uma torre para vinhaça? 

Entre já em contato:

E-mail: comercial@vettor.com.br  |  Telefone: +55 (11) 4409-0310

leia mais+
A 10ª SIPAT foi um sucesso!

A Vettor promoveu, na semana entre os dias 13/05/2019 e 17/05/2019, a 10ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), realizando palestras com os temas: Ergonomia, Acidente com as Mãos e Motivação. Além disso, houve um dia exclusivo para a conscientização de doenças sexualmente transmissíveis, com a entrega de preservativos e folders explicativos.

Além das palestras, houve um concurso de desenho para os filhos dos colaboradores, cujo tema foi: “A Preservação do Meio Ambiente”.

Todos os colaboradores que participaram, concorreram a diversos prêmios, e a ganhadora da frase eleita, que elucidou esta edição, recebeu um prêmio especial.

O evento foi um grande sucesso e teve adesão de mais de 90% dos colaboradores!

leia mais+
Investimentos Paraguaios

Com apenas 10 anos de operação, a INPASA é o maior produtor de biocombustíveis no Paraguai, produzindo 12 milhões de litros de etanol à base de milho por mês, e a VETTOR é parceira no fornecimento de grandes torres de resfriamento de água à usina localizada na cidade de Nueva Esperanza.

Recentemente, este importante cliente paraguaio resolveu investir no Brasil, consolidando a segunda maior usina de etanol de milho do território nacional, no Estado de Mato Grosso, com capacidade produtiva de 1,4 milhão de litros de etanol por dia, além da produção de proteína para ração animal e óleo de milho. Mais uma vez, a VETTOR foi peça fundamental no fornecimento de 7 torres VTF com tamanho dos modulares de 110,0 m² por célula, estrutura em fibra de vidro e bacia de água em concreto armado, ventilação induzida, enchimento do tipo grade e eliminador de gotas em PP, sistema de distribuição de água por pressão, com vazão de mais de 15 mil m³ de água por hora, customizada sob medida, de acordo com a necessidade específica estabelecida e aprovada pela empresa norte-americana de tecnologia em biocombustíveis KATZEN.

leia mais+
O agronegócio está no DNA

Com 12 fazendas localizadas nas regiões centro-oeste e sudeste do país, o GRUPO VETTOR tem investido na criação de bovinos e na plantação de cana-de-açúcar, milho e soja, enxergando no agronegócio brasileiro grande potencial de crescimento.

Enquanto a criação e engorda de bovinos ocorre nas fazendas de Mato Grosso do Sul e São Paulo, o plantio de cana-de-açúcar é direcionado à produção da Usina Santa Adélia, nas unidades de Pereira Barreto e Sud Mennucci, no interior paulista, e o plantio de soja e milho, irrigado por meio de um pivô central, é destinado ao abastecimento da região de Sud Mennuci e cidades adjacentes.

A VETTOR AGRONEGÓCIOS conta com uma equipe treinada e altamente capacitada, otimizando cada etapa do processo de cultivo, desde o cuidado do solo até a utilização de excelentes produtos sem agrotóxicos, garantindo o alto rendimento da colheita, de forma sustentável, entregando aos clientes alimentos com elevado padrão de qualidade.

leia mais+
Tubo de PVC é a bola da vez!

O crescimento expressivo e constante do GRUPO VETTOR tem permitido a expansão da atuação para outras atividades, e a VTR TUBOS já é um sucesso na corrida com as grandes marcas do mercado de tubos e conexões.

Quando o assunto é investimento em novas tecnologias para a modernização do processo de captação, tratamento e distribuição de água e efluentes, é fundamental avaliar a qualidade dos tubos de PVC que estão sendo utilizados.

Os tubos de PVC são extremamente úteis para a condução de água potável em sistemas de adução e distribuição, em instalações de prevenção de incêndio e uso industrial, e em sistemas enterrados de abastecimento de água, servindo também para o transporte de esgoto sanitário em redes coletoras, ligações prediais, sistemas condominiais e interceptores, bem como, em estações elevatórias e de tratamento, além da condução de efluentes em sistemas pressurizados de esgotos residenciais e industriais, com redes de recalque e necessidade de pressão. Mas não é só isso. Os tubos de PVC, inicialmente fabricados apenas para utilização nas torres de resfriamento de água, ganharam espaço, e atualmente, há grandes projetos em andamento para a produção de novos tubos para novas finalidades.

leia mais+
1ª Usina de Etanol de Milho

Localizada no Estado de Mato Grosso, a FS BIOENERGIA é a primeira usina de etanol no Brasil que utiliza milho em 100% de sua produção, contando com 2 armazéns capazes de estocar até 120 mil toneladas, e capacidade produtiva anual de 530 milhões de litros de etanol e 15 mil toneladas de óleo de milho, gerando mais de 1,5 mil empregos.

A VETTOR tem orgulho em poder participar deste grande projeto implantado ineditamente no país, após ter sido aprovada pela empresa norte-americana de tecnologia em biocombustíveis ICM, fornecendo 2 torres VTF com tamanho dos modulares de 9,1 m² por célula e 15 torres VTF com tamanho dos modulares de 36,0 m² por célula, ambas com estrutura em fibra de vidro e bacia de água em concreto armado, ventiladores na parte superior do equipamento para a execução da ventilação de forma induzida, enchimento do tipo grade em PP, eliminador de gotas em PVC, e sistema de distribuição de água por pressão, montadas e testadas em conformidade com a capacidade produtiva exigida, totalizando 288 m² de área para o resfriamento de água dos processos internos da usina.

leia mais+
A Vettor e o Caribenho Rum

Com 70 anos de experiência na indústria de destilação de álcool, a FLORIDA CARIBBEAN DISTILLERS é a maior produtora de rum da Flórida, fabricando mais de 10 milhões de galões por ano. Sua planta fabril para o processo de engarrafamento fica localizada em Auburndale, seu armazém de envelhecimento em Winter Haven, e suas unidades de destilaria em Lake Alfred, Porto Rico, llhas Virgens e Costa Rica.

A VETTOR já forneceu diversos equipamentos para as unidades deste grupo, e recentemente disponibilizou mais 4 torres VTF com tamanho dos modulares de 29,0 m² por célula, estrutura em perfis pultrudados com painéis de fechamento em fibra de vidro na parte superior para bloquear a entrada de luz solar, minimizando a proliferação de algas ou aglutinações como o biolimo. O chassi de suporte do equipamento mecânico foi feito em aço carbono galvanizado, garantindo maior durabilidade, instalado em bacias de água fria individuais em concreto armado, além de contar com enchimento do tipo grade em PP e do tipo respingo em PVC, eliminador de gotas em PP, sistema de distribuição de água por pressão e ventilação induzida.

leia mais+

CONTATO