PT ES +55 (11) 4409-0310
Home > Notícias > O que é Torre de Resfriamento?
O que é Torre de Resfriamento?
O que é Torre de Resfriamento?
veja mais
O que é Torre de Resfriamento?

Você já ouviu falar de Torre de Resfriamento de Água?

As torres de resfriamento são equipamentos utilizados para o resfriamento de água industrial. Na grande maioria dos processos industriais, há a necessidade de resfriamento de equipamentos e maquinários que geram uma certa quantidade de calor durante a sua operação.

Basicamente falando, o conceito de operação de uma torre funciona com a entrada de água, que se dá na parte superior da torre, através do bocal de entrada, e em sequência é distribuída ao enchimento de contato por intermédio de bicos ou bocais de distribuição.

Simultaneamente, o ventilador instalado na parte superior ou na lateral da torre, aspira ou insufla o ar para o interior, o qual passa pelo enchimento onde há o contato com a água, ocorrendo a transferência de calor.

Nas torres “sem enchimento”, o resfriamento se dá diretamente através do contato da água com o ar. O ar quente sai na parte superior da torre e a água fria é disponibilizada pelo bocal de saída instalada na bacia de água fria.

O projeto de torre de resfriamento de água exige o conhecimento de vários princípios básicos de engenharia e requer inclusive as aplicações práticas destes princípios, utilizando os melhores materiais e técnicas existentes, a fim de obter os resultados desejados. Para isto, os componentes básicos como estrutura, enchimento, sistema de distribuição de água, venezianas, eliminadores de gotas, fechamento, plataformas e cilindro (ou difusor) do ventilador, precisam ser projetados para formarem uma unidade integral.

Nossos processos de fabricação de Torres de Resfriamento são certificados pela ISO 9001, garantindo alta qualidade. Além disso, somos membros do CTI - Cooling Technology Institute, órgão americano que rege Normas Internacionais para Torres de Resfriamento de Água.

Texto elaborado para uso pela Vettor. Proibida a reprodução total ou parcial.